quinta-feira, 16 de abril de 2009

CÂNCER DE PÂNCREAS


O câncer de pâncreas já ocupa a terrível marca de quinta causa de morte por tumor maligno em USA. Não somente é uma afecção comum senão que é muito difícil de tratar pelo qual se lhe conhece como "O repto do século 21".

A resección cirúrgica é atualmente a única possibilidade de cura que existe. A radioterapia e a quimioterapia são alternativas para quem não podem ser operados, mas não são igualmente efetivas.

Como sucede com a maioria de tumores malignos, os sintomas não aparecem até que o tumor cresce o suficiente para alterar as funções dos órgãos próximos, neste caso o fígado, estômago, o colédoco, etc. No entanto muitas vezes se apresentam sintomas vadios que são ignorados por não os considerar importantes.

Um dos grandes problemas é que pela vacuidade dos sintomas do câncer pancreático faz que o enfermo não confira oportunamente ou que se consulta, seja submetido a incontáveis exames inúteis antes de efetuar um diagnóstico preciso, perdendo assim tempo valioso.


Dentre os primeiros sintomas são usualmente dor abdominal que pode irradiar-se ou não às costas e perda de importância que é mal perceptível num começo. Como estes sintomas são usualmente atribuídos "ao cólon" e a " estresse", os enfermos recebem tratamentos paliativos lsin utilidade real alguma e as possibilidades de cura se reduzem proporcionalmente ao mesmo tempo em que passa antes de fazer o diagnóstico. Ocasionalmente, devido a obstrução biliar secundária, a pele se torna amarela, e costuma diagnosticar-se erroneamente como "demasiado consumo de cenoura ou de outros produtos ricos em carotenos. 

Pelo mesmo motivo, pode aparecer prurito (rasquiña) que é equivocadamente atribuída a alergia, demorando ainda mais o diagnóstico. Igual sucede com as nauseas e perda do apetite, que costumam atribuir-se a outras origens. A depressão é outro achado frequente em presença de câncer pancreático e que termina tratada com antidepressivos e similares.A indigestão progressiva é outro sintoma tão vadio que quase nunca é tomado em conta.

2 comentários:

  1. Adorei as informações.Gostaria de saber se há cirurgia para cancer de pancreas malígno,quando o paciente está sendo submetido a fazer a quimioterapia?

    ResponderExcluir
  2. Minha filha tem sete anos e teve Pancreatite três vezes . Fazemos uma dieta super rigorosa com ela e já foram feitas ultrassonografia , colangioressonancia magnética e tomografias e em nenhum exame acusou uma possível causa para a Doença . Segundo os médicos pode se tratar de uma doença autoimune mas enquanto isso não é comprovado vivemos em pânico.

    ResponderExcluir