quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pancreatite mata o ator global Irving São Paulo



Faleceu dia 10 de agosto de 2006,  o ator Irving São Paulo. Irving tinha 41 nos de idade e estava internado no UTI do Hospital Copa D'or, em Copacabana, desde o dia 31 de julho, em estado bastante grave.
O laudo do hospital diz que a causa da morte foi falência múltipla de órgãos, em decorrência de uma pancreatite necro-hemorrágica.
Entenda a Pacreatite
A pancreatite é uma doença infecciosa do pâncreas e tem acometido muitas pessoas, inclusive alguns artistas. Ela pode ter diferentes causas, entre elas as conhecidas pedras na vesícula, a ingestão de bebidas alcoólicas e há também pessoas cujo organismo é propenso a desencadear a doença. Conversamos com o Clínico Geral, Dr. Octavio Pires Vaz, que esclareceu algumas das principais questões que envolvem a doença.
OFuxico - O que é pancreatite?
Dr. Octávio Pires Vaz – A pancreatite é uma infecção do pâncreas.

OF - Quais as causas?
Dr. OPV - Hoje a principal causa é cálculo na vesícula (quando o cálculo sai da vesícula e vai para intestino, pelo canal que sai do pâncreas). Também podemos citar outras causas como bebida alcoólica, que representa 80% dos casos de pancreatite nos países desenvolvidos. Alguns medicamentos podem determinar a doença, como por exemplo, diuréticos, estrogênios, antibióticos, quimioterápicos, analgésicos como acetaminofen. Também temos como causas as infecções causadas por parasitoses, mordida de bichos como o escorpião, trauma e algumas coisas que são auto-imunes, ou seja, que o próprio organismo determina que podem ser hereditárias ou de causas desconhecidas.
OF - Quais os sintomas?
Dr. OPV - Normalmente o principal sintoma é uma dor abdominal muito forte e insuportável. Ela é classificada como uma das dores mais fortes na medicina, seguida pelas dores da pericardite e do cálculo renal. Ninguém que sinta esta dor consegue ficar em casa e não buscar auxílio médico, pois o indivíduo fica incapacitado de qualquer coisa, o abdome cresce, o coração acelera e, se for secundária à vesícula, o sintoma é igual ao da pedra na vesícula.
OF - Quais os exames que podem diagnosticar uma pancreatite?
Dr. OPV– São os de sangue, que fazem uma caracterização do estado geral do paciente. Há os principais que determinam a dosagem de amilase e lípase, principais enzimas que caracterizam a pancreatite. Em relação ao estudo de imagem, faz-se três principais: um ultra-som abdominal, uma tomografia computadorizada e uma ressonância nuclear magnética.


OF - Há como prevenir esta doença?
Dr. OPV - A prevenção, quando é alcoólica, é fácil: basta não beber. Se tem pedra na vesícula, deve-se ter critérios para saber a necessidade de retirar ou não a vesícula. No mais, não há prevenção. Se um remédio tem relação colateral, isso seria um risco calculado. Toda vez que um médico receita um tratamento, ele tem de saber os riscos em relação ao remédio. O médico deve ponderar: se o risco da doença for maior que o risco de um procedimento médico, deve-se fazer o procedimento médico. Se o risco da doença for menor que o procedimento médico, então não deve-se partir para o procedimento médico. Por exemplo, se uma pessoa tem apendicite aguda, tem de ser operada, senão vai morrer. Mas se com este quadro ainda se descobre através de um exame que o paciente tem cálculo na vesícula e não sente nada, não se opera a vesícula então, pois o risco é pequeno.
OF - Quais os cuidados de uma pessoa diagnosticada com a doença deve ter?
Dr. OPV - No momento em que a doença se instala, não tem como interromper, é um ciclo onde a própria doença se auto-limita. Nesta doença, 80% das causas são consideradas leves: o indivíduo sente dor, é internado, hidratado com soro e medicamentos. Eventualmente é operado e fica bem. Os demais 20% tem um curso imprevisível, onde a inflamação destrói o órgão internamente, ou seja, há a necrose do pâncreas. Essa inflamação cresce e atinge outros órgãos como rins e coração, o que leva a pessoa à morte por falência múltipla dos órgãos.
OF – Há uma maneira de controlar isso?
Dr. OPV – Infelizmente, não há controle dessa infecção. O que se faz é cuidar. Por exemplo, se o rim pára, faz-se a diálise, se o pulmão fica ruim, interna-se e vai fazendo um controle, se o coração dá problemas, vai se tratando. Tudo isso até que o próprio pâncreas melhore e, daí então, tudo volta ao normal.
OF – Como se avalia cada paciente?
Dr. OPV – Os critérios médicos para admitir um paciente: mais ou menos dá para prever qual será o curso desta doença. Segue-se os critérios do grupo Ranson, dos Estados Unidos. Dr. Ranson tem um trabalho publicado em 1974 e, de lá pra cá, surgiram outras formas de avaliação, tudo em função de dados e medidas de alterações que o doente apresenta na entrada no hospital. Por exemplo, se o motivo for alcoólico e o paciente tiver mais de 55 anos, já tem um ponto; se a contagem de glóbulos brancos for acima de 16 ml/mm3, ganha um ponto a mais. Quanto mais pontos acumular, mais riscos de complicações ocorrem. Se tiver uma dosagem de glicose acima de 200mg/100ml também tem risco maior. Há 11 parâmetros analisados. Se o indivíduo tiver entre 7 ou 8 confirmações destes parâmetros, a mortalidade é de 90%. Se tem entre 3 e 4 desses parâmetros, a mortalidade varia entre 15% e 50% . Se avaliação do doente logo na admissão é com muitos pontos negativos, o médico já sabe se o prognóstico é bom ou não, ou seja, sabe qual é a porcentagem de sobrevivência. Este método é usado para nortear o tratamento.
OF - É necessário repouso quando se tem uma pancreatite?
Dr. OPV – Repouso não, a pessoa tem de ser internada. Uma vez diagnosticada a pancreatite, deve ficar internado em uma UTI, onde o tratamento é maior e, de alguma maneira, tenta-se evitar que o organismo e a saúde sejam abalados por inflamação do pâncreas.
OF – Quais os tipos, conseqüências e tempo de internação de cada caso de pancreatite?
Dr. OPV – Existe a aguda leve, cuja causa é o cálculo na vesícula e a internação dura pelo menos 5 dias, até que as enzimas (amilase e lípase) voltem ao valor normal. Se o indivíduo é operado por videolaparoscopia*, fica entre 7 a 10 dias internado. Já a aguda grave (que cai nos 20% de risco que já comentei acima), ninguém fica menos de um mês internado, podendo chegar até a 90 dias, às vezes com múltiplos procedimentos cirúrgicos. A necro-hemorrágica vem da aguda grave, com necrose e hemorragia. É a forma grave e que mais mata. A aguda leve é associada ao cálculo vesicular ou à ingestão de álcool limitada, por exemplo, a pessoa saiu, comeu, bebeu além do que deveria e passa mal, sente dor. Daí sabe-se que tem uma sensibilidade pancreática e é bom ser moderado.
OF - Uma vez que a pessoa teve a doença e se curou, ela pode contrai-la novamente?
Dr. OPV – Veja, se for causada pelo cálculo vesicular, o paciente opera, tira a vesícula e nunca mais contrai a doença. Se for causada pela ingestão de álcool, a pessoa se cura e volta a beber, a doença também voltará. Se for do tipo necro-hemorrágica e a pessoa sobreviver e a causa tenha ocorrido por bebida alcoólica ou medicação, a pessoa para de beber e de tomar o medicamento que causou e não terá mais também. Caso seja adquirida por picada de um bicho, essa pessoa estará vulnerável à doença, se levar a picada novamente.
OF - Há uma dieta específica?
Dr. OPV – No caso da aguda não. Quanto à crônica, onde ocorre um déficit na digestão de gordura, a pessoa deve fazer uma dieta onde não se incluam as gorduras.
OF – O café e a pimenta podem ser uma chave para a pancreatite?
Dr. OPV - Não conheço um trabalho médico que mostre estes dois itens investigados como causa. Ao mesmo tempo que dizem que o café é um dos responsáveis pelo câncer do pâncreas, dizem que tomar uma xícara do mesmo por dia é bom para a saúde.
OF - Há um período do ano em que a doença se manifeste mais?
Dr. OPV – Não, para esta doença não há temporalidade.
OF - Qual a porcentagem de casos por ano?
Dr. OPV - No Brasil não tenho como dizer nada sobre uma porcentagem. Para se falar de um aumento, dependemos de senso. Posso dar dados em função de doentes meus, mas isso não é o mesmo que os dados da saúde pública. Os dados que encontramos nos livros variam de pessoa por pessoa, por exemplo: se o paciente é homem, bebe acima de 175 gramas por dia, e faz isso por mais ou menos 18 anos tem maior risco. Se é mulher e bebe a mesma quantidade, porém num tempo entre 11 e 18 anos, ela corre risco. Isso é individual. Da mesma maneira que uma dieta de alta proteína, você tem risco um pouco maior. Estes são dados de dieta.
OF – Qual seu conselho aos leitores?
Dr. OPV– Um conselho à população geral e, principalmente aos artistas e repórteres que  tem uma vida corrida e, às vezes, sem muitas regras, é de que se descobre ou suspeita ter algo na vesícula, a melhor coisa a fazer é procurar um médico para se consultar, fazer seus exames e detectar a doença logo de início. Se ouvir uma opinião e não acreditar, que procure mais uma opinião. Se elas forem iguais, siga o tratamento, caso sejam divergentes, busque mais uma opinião e tire todas suas dúvidas.  Aconselho ainda a não se auto-medicar de maneira alguma nem achar que tem conhecimento e controle sobre a doença. Isso vale para qualquer doença.
Pâncreas
O pâncreas é uma glândula de aproximadamente 15cm de extensão que se localiza atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Ele possui duas funções: produzir enzimas para digestão dos alimentos e controla o nível de açúcar no sangue.

42 comentários:

  1. meu pai tem pancretite ele tem 48 anos,ele fez exame de sangue no ama, contou,q o figado e bacos estao se desruindo...ele sente muita dor,vai pro posto toma soro c/ remedio e volta pra casa...e assim vai estou preoupada c/ ele e nasce tbm uma mancha vermelha na pele dele e normal? obrigada roselli

    ResponderExcluir
  2. minha avó morreu disso... Estava super bem comeu de tudo no Natal, fez uma cirurgia para tirar um pedaço do estômago e contraiu uma infecção no pancreas... foi dessa, da mais severa... na segunda cirurgia não resistiu... Queria que ela tivesse a certeza do quanto amamos ela....

    ResponderExcluir
  3. Tive esta doença há três anos, fiz cirurgias! Na primeira cirurgia foi muito dificil Não tive melhoras continuava as dores fortissimas no abdome e os medicos faziam
    drenagem mais não adiantava muito... foi precisou mais uma cirurgia que mesmo assim desencadeou uma infecção no figado( bacteria super resistente) os medicos não acertavan o remedio pra combater... até que um dia fizeram uma punção levaram para o laboratório!!! descobriram qual era a bacteria me deram o bendito antibiotico (vancumicina) e graças a DEUS nunca Mais tive dores nen febre.

    ResponderExcluir
  4. Rose seu pai deve ter Hepatite C, o meu pai morre disso e os sintomas eram identicos...

    ResponderExcluir
  5. Tive pancreatite leve, fiquei internada e depois foi detectado que seria pedra na vesicula, fiz outra ultrasson pra confirmar e fazer a cirurgia, e a médica da ultrasson ficou em dúvida pois os calculos não se mexiam, o que será? mas tinha mesmo 2 coisinha lá na vesicula, o que será? pedra se movimenta mesmo?

    ResponderExcluir
  6. pessoas que nao tem mais a visicula pode ter essa doença

    ResponderExcluir
  7. Pra Rose! Será que seu pai nao anda bebendo muita manguaça...

    ResponderExcluir
  8. Dor de estomago pode ser indicio de Pancreatite?

    ResponderExcluir
  9. meu pai esta internado com pancreatite o medico diz que e grave tenho medo meu pai tem 82 e não consegue fazer cirurgia mais oque posso fazer para ajudar o meu pai me der mais algumas informações sobre esta doença.

    ResponderExcluir
  10. tive o diaginistici q eu tenho pancreatite q ela tem cura q devo fazer

    ResponderExcluir
  11. tive o diaginostico de pancreatite ela tem cura q devo fazer

    ResponderExcluir
  12. Tive pancreatide devido a pedra na vesícula fiquei internada 20 dias com tratamento de antibiótico e fiz a cirurgia de retirada da vesicula hoje depois de um ano estou totalmente recuperada

    ResponderExcluir
  13. Tive pancreatite aguda na gravidez, neste post não se fala nada de pancreatite na gravidez, poderiam postar mais coisas sobre esse assunto??
    Tenho duvidas quanto a cura, quanto a causa, que no meu caso não foi diagnosticado.
    Com 9 meses de gestação, 14 dias antes da data marcada para o parto, tive fortes dores na região do estômago e das costas, fui para o hospital e internada sem saber o que tinha, minha gravidez foi tranquila, e então horas depois dos resultados do exame de sangue, que mostrava meus leucócitos alterados, em 53 mil, quase 4 x acima do normal, meu bebe morreu,e foi feito o parto com urgência, e so no parto descobriram que se tratava de pancreatite, fiquei internada por 13 dias, e 1 dia na UTI, tomei o Imimpenem.
    Gostaria de saber se corro risco de desenvolver outra vez pancreatite na gravidez, faz 4 meses,já posso engravidar novamente?
    (qndo grávida meu medico receitou o Folifer, vitamina de acido fólico e ferro, na muda falava que era contra indicado para caso de pancreatite, isso pode ter tido alguma coisa a ver?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sinto muito , meu nome é Cintia passei por tudo isso do mesmo jeito , só que tem estava de oito meses , já faz um ano, também tenho minhas dúvidas a respeito , nunca descobri o motivo , suspeitam de um pico de glicemia, gostaria de falar mais sobre isso com vc.

      Excluir
    2. Nossa sinto muito , meu nome é Cintia passei por tudo isso do mesmo jeito , só que tem estava de oito meses , já faz um ano, também tenho minhas dúvidas a respeito , nunca descobri o motivo , suspeitam de um pico de glicemia, gostaria de falar mais sobre isso com vc.

      Excluir
  14. MINHA MAE FALECEU DE PANCREATITE NECRO-HEMORRÁGICA, A MAIS GRAVE. O QUE LAMENTO FOI O FATO DE NÃO TEREM FEITO O DIAGNOSTICO CEDO. A PEDRA DA VESÍCULA DESCEU E INTERROMPEU O CANAL, O HOSPITAL PÚBLICO É UM LIXO, ERMELINO MATARAZZO, CONHECIDO COMO O AÇOUGUE DA ZL. SAUDADES DA MAMÃE. TE AMO

    ResponderExcluir
  15. Minha irmã tem cálculo na vesícula está tentando a cirurgia a 8 meses.a um mês começou sentir dor , náusea,retencao de gases,nauseas várias idas à emergência . Aplicações de analgésico.sem melhorar .A última vez que levamos estava com icterícia ,perda de peso não conseguia se alimentar a médica orientou,volte aguarde autorização do SUS para fazer a retirada da pedra da vesícula.Levamis para outro hospital feito novos exames Amilase 650 todos alterados diagnóstico panceatrite .8dias de antibióticos.dieta zero ,quando toma pouca água ou chá para teste . Voltá tudo diarreia dir náusea.Estamos em pânico.

    ResponderExcluir
  16. Meu marido faleceu de pancreatite esse ano...ele, só tinha 34 anos foi muito sofrimento. A medicina tem que pesquisar uma forma de tratamento no qual o paciente não sofrer tanto, e que tenha mais cura dessa doença maldita.

    ResponderExcluir
  17. Tive pancreatite hemorrágica faltou muito pouco pra morrer fiquei de agosto a novembro internada passei por duas cirurgias no hospital são Camilo muito terrível essa doença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalva...fiquei 3 meses no Sao Camilo tbem por causa de uma pancreatite hemorragica. Vc ta bem agora?

      Excluir
  18. Oi:

    Relevante o blog!
    Alias o encontrei ao procurar pelo médico Octavio Pires Vaz, que operou um de meus pais há bastante tempo: meados de 1991..
    Sendo da VESÍCULA BILIAR. Uma época difícil mesmo. Sua recuperação foi lenta (até havia LAPAROSCOPIA. Só que decidiu pelo método antigo). Foi no HOSPITAL SAMARITANO.
    Também operei a minha há uns 10 anos/pelo método mais atual _ e foi em tempo mesmo. Estava até em situação HEMORRÁGICA. E dependendo da situação desta SE DEVE ABRIR A BARRIGA NO PROCEDIMENTO ANTIGO.
    Falam aqui de PERITONITE. E vendo os relatos nem é uma coisa assim tão rara.
    Vale ainda cuidar da saúde. Bons hábitos (exercícios, boa alimentação: e distância de vícios). Normais resultados compensam.

    Tchau,
    Rodrigo (Porto Alegre)

    ResponderExcluir
  19. ... a ELEVAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL pode ocorrer em casos assim!
    Inclusive em quem tem CALCULOS RENAIS. Outra coisa a ser combatida. Havendo risco de cirurgia e dependendo a REMOÇÃO DO RIM.
    Verão chegando agora hora de ingerir bastante líquido.

    ResponderExcluir
  20. Postei os últimos comentários e retorno mais uma vez.
    Primeiramente, se me equivoquei: perdão! PANCREATITE no caso...
    E tais doenças matam mesmo. Talvez até PREVENÇÃO antes ajude (ou DIMINUA O PROBLEMA).
    O Dr. Otávio P. V. operou um dos meus pais. E o pai deste me operou quando nasci; de HÉRNIA INGUINAL - nem tinha um mês de idade. E na época os recursos eram bem menores. Sei que foi um baita susto na minha família. E hérnia é bem comum em crianças. Há vários tipos. Algumas até OCORREM POR ESFORÇOS DEMASIADOS.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  21. Walter Barcellos Vieira walterbvieira@gmail.com16 de fevereiro de 2017 às 21:16

    Tive pancreatite Necro hemorrágica, fiquei 102 dias internado, passei por 6 cirurgias no abdômen, tive 3 septsemias, desenvolvi síndrome de dress no período de internação,perdi 80% do meu pâncreas, tive múltipla falência dos órgãos, fiquei negro (devido ao medicamento polimixina). Não desenvolvi diabetes e estou cada dia melhor! Tenham fé, que para Deus não existe impossível! Falaram para minha esposa se despedir de mim, que não havia mais o que fazer. As orações e a ótima equipe médica do CIAS de Vitória, ES me salvaram. Tive a doença com 34 anos, hoje tenho 35 e levo uma vida normal.

    ResponderExcluir
  22. Tive pancreatite aguda classe e passei 15 dias na uti por causa do álcool realmente uma doença muito dolorosa pensei que iria morrer por 5 dias internado n estava tendo nenhuma melhora mais muita oração e Deus me tirou dessa luta sou muito grato a ele todos se admiraram pq eu passei pouco tempo no hospital tive muita fé isso é a resposta

    ResponderExcluir
  23. Minha mãe faleceu a 16 dias de pancreatite hemorrágica uma doença terrível que as dores são fortíssimas na verdade ela descansou pois estava sofrendo muito.
    😢😢😢

    ResponderExcluir
  24. Fiquei emocionada com seu depoimento. Estou com meu tio com o mesmo quadro que vc teve. Pancreatite necro hemorrágica. Está em coma induzido e até neste momento o estado permanece grave mas ainda estavel. Não fez cirurgia e está sete dias na uti.
    Estamos em oração e não desacreditamos por mais que o médico disse pra nós da família que ele não tem chances de sobreviver.
    Além da nossa fé eu agradeço muito por ter deixado aqui a sua história. A nossa fé aumenta cada dia mais.
    A coincidência disso tudo é que ele tem 34 anos.
    Que Deus te abençoe e te dê sempre a graca da vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou falando do caso do
      Walter Barcellos Vieira walterbvieira@gmail.com16 de fevereiro de 2017 21:16

      Excluir
  25. Eu tive uma pancreatite considerada leve....porem causada por uma cirurgia chamada colangiopanpreografia q é feita Boa vídeo...o canal da biles estava instruído e a biles represada...e essa cirurgia estaria desbloqueado o canal...nao sabiam o q estava obstruindo...pedra da vesícula, tumor...nao sabiam....porem essa cirurgia mostrou q era um tumor em cima do duto pancreatico...foi mto difícil...mais a lipado e milase voltaram ao normal...com isso perdi 17 quilos pq vc segue uma dieta mto restrita depois...depois da pancreatite curada...fui investigar o tumor q era um adenoma...resumindo recebi a cura por Deus na minha igreja...hj não tenho mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só corrigindo os exames que me medem as enzimas sao AMILASE e LIPAZE....qd voltam a contagem dentro do normal é sinal q a pancreatite sumiu....mais é mto sofrimento...e depois saber q era um tumor q instruiu...só Deus....fui curada....nao tem mais tumor...nao tem mais pancreatite....sou católica...mais é a fé e não a igreja

      Excluir
  26. Minha mãe faleceu de repente estava bem não sentia nada aí foi dormir e não acordou mas quando chegamos no quarto dela estava mortá os médicos do iml disse ramo que foi pancreatite aguda mas não entendemos pq ela não teve sintomas não deu tempo de fazer nada

    ResponderExcluir
  27. Bom dia fui diagnosticado com pacreatite cronica devido a alcool, só descobriram a 20 dias atras sendo que estava sentido dores a 2 meses, fiquei 7 dias internado, desde que sai do hospital não tive recaida e nem dor, hj mudei drasticamente minha alimentação pois falaram que não pode gordura parei de beber tbm a 2 meses e meio, hoje tomo creon e forfig pois tive problemas no figado devido a pancreatite, mas hj estou bem, minha alimentação hj é vegana,vegetariana, pois o consumo de gorduras neles é muito baixa, se alguem tiver informações e falar a respeito meu email é blombardi4075@gmail.com
    abs e boa sorte a todos

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de receber informações sobre pancreatite ,meu marido ficou internado três dias e deram Alta,as dores continua fraca marquei um gastro

    ResponderExcluir
  29. fis cirurgia de pancreatite emorragica faz doze anos ja des de la tento engravida e nao vem nem um bebe nao tomo nada nao me previno e nao consigo engravidar to com trinta e seis anos e nada ainda gostaria de saber sera que depois desta cirurgia que fiz as preça ficando na UTI por mais de um mes e no total trez meses enternada nao posso mais engravida lenbrando ja tinha trez filhos quando fiz a cirurgia que quase me leva pra debaixo da terrra informaçoes alguem me ajuda tirando esta duvida no meu zap 011 95205951

    ResponderExcluir
  30. Eu acho que estou com pancreatiti sempre que como mto minha barriga doi . Agora to notando meus olhos meio amarelos e to sentindo muita nausea. Nao to sentindo muita dor pq a nausea nao deixa eu comer ai nao sinto mto a dor .. fiz exames e so vou pegar daqui a 4 dias . Espero que o tratamento seja rapido e que eu fique boa logo

    ResponderExcluir
  31. Tive pancreatite fiquei internada 7 dias mais ainda sinto umas dores nas costa oq pode ser?

    ResponderExcluir