segunda-feira, 26 de março de 2018

Conheça as principais causas e tratamentos para dor nas costas e estômago

Uma dor no estômago e nas costas pode significar muita coisa: um alimento não muito bem digerido; um mau jeito nas costas ou até doença grave. Mas você sabe diferenciar uma simples dor de um problema mais sério?
Sentir dores faz parte do nosso mecanismo de proteção, já que ele nos avisa quando algo está errado em nosso organismo, por isso, quando a dor é persistente, ocorre em determinadas horas, é preciso uma investigação.
Sentir dor no estômago e nas costas, ao mesmo tempo ou não, pode indicar infarto, caso venha acompanhado de outros sintomas.
Possíveis causas de dor no estômago e nas costas:
1. Infarto
Muitas pessoas atribuem a clássica dor no peito aos problemas de coração, mas os sintomas de infarto podem ser atípicos, como dores nas costas (na altura dos ombros), na mandíbula, náuseas, enjoos, sensação de estômago pesado e de garganta obstruída.
Quem sofre de hipertensão, colesterol alto, obesidade ou tem histórico familiar, tem maiores chances de sofrer um infarto, que ocorre quando parte do músculo cardíaco danifica ou morre pela falta de fluxo sanguíneo.
Dependendo da gravidade, a vítima de infarto pode necessitar de uma cirurgia e/ou de medicamentos, tais como ácido acetilsalicílico, trombolíticos e medicamentos para baixar o colesterol.
2. Pedra nos rins
Também conhecida como cálculo renal, a pedra nos rins pode ser eliminada pela urina, mas há casos em que a pedra bloqueia o canal urinário, levando a dores intensas nas costas, além de queimação na urina, náuseas, vômitos e febre.
A ingestão excessiva de alimentos ricos em sódio é a maior causa de cálculo renal. Fast-foods, alimentos empanados, salgadinhos, sopas instantâneas estão repletas de cloreto de sódio, portanto, é importante estar atento ao que se consome.
A cirurgia pode ser indicada quando as pedras são maiores, ocasionando em dores persistentes. Porém, geralmente um cálculo renal pode ser aliviado com medicamentos, ingestão de líquidos e repouso.
3. Problemas de coluna
Dor nas costas é algo muito comum, principalmente quando não há cuidado com a postura correta. As causas podem estar ligadas a lombalgia, hérnia de disco, artrose da coluna ou escoliose e todas essas são caracterizadas por deformação ou desgaste da coluna vertebral.
Lombalgia
É a famosa dor nas costas, que também gera queimação e formigamento nas pernas (principalmente na parte de trás, onde afeta o nervo ciático).
Hérnia de disco
Mais conhecida como ‘bico de papagaio”, a hérnia provoca dor, formigamento ou fraqueza nos braços e nas pernas.
Artrose da coluna
Levantar muito peso, excesso de exercícios físicos ou até fatores genéticos podem desencadear em artrose na coluna, uma doença que causa dores nas costas e dificuldade em levantar-se da cama.
Escoliose
Escoliose é uma deformação da coluna vertebral em que a pessoa não consegue permanecer reta.
O tratamento, na maioria dos casos, inclui cirurgia, remédios para aliviar o desconforto e fisioterapia.
4. Gases
Os gases podem ser a causa de dor abdominal e nas costas. Alimentos e bebidas ácidas costumam provocar queimação na boca do estômago, azia e desconforto gástrico.
Já os gases intestinais costumam levar a dores nas costas, isto porque eles se alojam pela cavidade abdominal e comprimem outros órgãos devido à quantidade imensa de gases.
Bebidas gaseificadas, o ato de comer rapidamente, além de alimentos muito fermentados (que demoram a ser digeridos) são causas para o acúmulo de gases, mas também podem estar relacionados a prisão de ventre ou a doenças intestinais.
O tratamento consiste em medicamentos como dimeticona, luftal ou dimezin.
5. Fratura da coluna
A dor nas costas também pode ser originada de uma fratura da coluna. A coluna é fraturada por causa de um acidente de trânsito, quedas, acidentes em esporte ou problemas internos, como tumores nos ossos e osteoporose.
O tratamento requer cirurgia (em fraturas graves), uso de colete de Jewel, gesso ou colar cervical (em fraturas leves) e fisioterapia.
6. Inflamação da vesícula
Dentre os sintomas da colecistite (inflamação da vesícula) estão as dores nas costas e no estômago, pois a vesícula está situada no lado direito do estômago e ao lado do fígado.
Quando ocorre algum problema na vesícula e a bílis (substância que vem do fígado para ajudar na digestão) não funciona adequadamente, a pessoa tem a sensação de inchaço no abdômen, sofre com gases e as dores tendem a irradiar para as costas.
A inflamação da vesícula pode ser tratada com antibióticos, mas se for uma colecistite grave, uma intervenção cirúrgica deverá ser recomendada.
7. Doenças do intestino
O intestino pode ser acometido por várias doenças, tais como síndrome do cólon irritável, doença de crohn, colite ulcerativa, gastrite e câncer de intestino.
Os sintomas variam, mas em sua maioria, a sensação de estufamento, dor no estômago, diarreia ou constipação, náuseas e vômitos são bastante comuns, sendo necessária uma consulta médica para descobrir a causa correta.
A forma de tratamento também varia de acordo com a doença intestinal, mas cirurgia e medicamentos são os mais conhecidos para este caso.
8. Pancreatite
Pancreatite é uma doença caracterizada pela inflamação do pâncreas e que gera forte dor no estômago. Geralmente é causada por excesso de bebida alcoólica ou doenças autoimunes.
Muitas vezes, a pessoa só procura ajuda médica quando a dor se torna intensa demais para suportar, mas isso é forte indicativo de que a pancreatite já está avançada. As dores também irradiam para as costas, causam icterícia (pele amarelada), febre e perda de peso.
O paciente deve ser hospitalizado para cuidar da inflamação, tomar medicamentos para controlar a dor e repor as enzimas pancreáticas.
Dor na gravidez
É muito comum as lombalgias (dores nas costas) em grávidas devido ao peso da barriga conforme o avançar da gestação. As costas arqueiam para sustentar todo o peso, o que também atinge a lombar e a cervical.
Algumas das principais causas para dor na gravidez são a lombar, o sacro-ilíaca, a neuralgia intercostal e as contrações uterinas.
Lombar
A dor lombar é devido à lordose, quando a mulher se inclina para trás por causa do peso extra da barriga.
Sacro-ilíaca
A sacro-ilíaca é quando acomete a região final da coluna (sacro) e a bacia, irradiando para os glúteos e as coxas.
Neuralgia intercostal
É provocada pelo estiramento dos nervos durante o crescimento da barriga.
Contrações uterinas
E a dor nas costas que irradiam para o fundo da barriga costumam ser contrações uterinas.
Dor no estômago também pode afetar grávidas, seja porque já possuem problemas estomacais (refluxo, gastrite ou úlceras) ou por causa do funcionamento alterado que, normalmente, ocorre durante a gestação.
Existem maneiras de aliviar esse desconforto, ingerindo mais líquido, adotando uma alimentação rica em fibras e mastigando devagar. São medidas que ajudam a reduzir as dores durante os três primeiros meses da gravidez.
Quando ir até um médico?
Se a dor nas costas irradiar para a região abdominal, persistir por mais de um mês, for intensa a ponto de impedir atividades do cotidiano, é hora de procurar um médico, pois os sintomas podem ser de alguma doença grave.
O mesmo vale para dor no estômago. Sendo forte, duradoura, com vômito apresentando sangue, e fezes muito escuras e de odor intenso, o médico deverá ser consultado. Podem ser sinais claros de hemorragia no sistema digestório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário